[Sociedade][Economia][Política][WikiPost][Quem Somos][Guerras][Contato]

sábado, 26 de janeiro de 2008



O Século da República

Poucos se recordam, mas foi no final do século XIX que ocorreu uma das principais mudanças históricas no Brasil. Em 15 de novembro de 1889 eclodia o golpe militar minuciosamente organizado; as Forças Armadas saíram às ruas e ocuparam os prédios públicos e decretaram o fim da monarquia. Era instituída a República.

Mais do que um anseio da população, a República era um sonho dos militares e um desejo aos oficiais positivistas, os quais queriam a todo custo a modernização e o progresso do país.

Neste clima eufórico pelo início de um novo regime político, pela recente abolição ao trabalho escravo e pelos conflitos civis que derramavam sangue de milhares de brasileiros por todo o território é que teve início o século XX, o século da República.

Para melhor contextualizar este período de transição, com tatos acontecimentos importantes, trilharemos o caminho histórico da derrocada do regime monárquico, com a descrição dos últimos suspiros do império de Dom Pedro II, os últimos feitos da família real brasileira, e a jogada estratégica efetuada pelas forças militares até se apossarem do poder.

A linha do tempo começa a correr!

Nenhum comentário: