[Sociedade][Economia][Política][WikiPost][Quem Somos][Guerras][Contato]

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008





População: O Brasil está na roça!

Pouco depois do término da Guerra do Paraguai – aquela em que, juntamente com nossos queridos hermanos argentinos e uruguaios, com a ajudinha estratégica (leia-se financeira e bélica) dos lordes ingleses, “honrosamente” dizimamos nossos vizinhos paraguaios de 1865 a 1870 – o Brasil, ainda império, era formado por 10.112.061 brasileiros. Já no início da República, ali por volta de 1890, já somavam-se mais de 14 milhões de tupiniquins.

O curioso é que, de acordo com o IBGE (acredite, ele já fazia esses levantamentos demográficos àquela época!), no período de 1820 a 1910 entraram no país quase três milhões de imigrantes, ou seja, os estrangeiros que aqui chegaram para “fazer a América” representavam pouco mais de 20% de toda a população. Não é à toa que o Brasil virou essa miscelânea de povos. Adicione-se a isso toda a imensidão de escravos trazidos a força, número que ainda hoje é desconhecido, e você terá uma terra onde o mundo todo está representado.

Já nos finalmentes do século XIX, mais precisamente em 1900, a população brasileira era de mais de 17,3 milhões e o mais interessante: 64% viviam na Zona Rural. Agora imagine você, habitante do Estado de São Paulo que, cerca de 100 anos atrás, a população daí era de apenas 2,3 milhões de habitantes, e que a maioria tinha por preocupação arrumar suas carroças e cuidar de suas plantações de café, e que plantações! Foi neste período que o Brasil deteve o monopólio mundial da produção, mas isso já é história para o próximo post...

Nenhum comentário: